Meu cachorro pode usar shampoo de gente?
Meu cachorro pode usar shampoo de gente?

Meu cachorro pode usar shampoo de gente?

A resposta, numa palavra, é “não”. E a explicação é bem simples: a pele dos humanos é completamente diferente da pele dos cães. Vamos ver porque?

Em primeiro lugar, o pH da pele dos humanos é muito mais baixo do que o pH da pele dos cães. Isso quer dizer que nossa pele é mais ácida – em torno de 5.5 –, enquanto a dos cães está entre neutra e alcalina ­– de 7.0 a 8.0. Veja a tabela abaixo para entender melhor:

Diferenças

Nossa pele é coberta por ácidos graxos, que formam uma barreira protetora contra os elementos, mantendo-a hidratada. Estes ácidos são formados pela combinação entre a oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas e o suor secretado pelas glândulas sudoríparas. Para os humanos, um ambiente mais ácido na pele aumenta suas defesas, pois inibe a proliferação de fungos e bactérias.

Já a pele dos cães está entre as mais alcalinas do reino animal. A alcalinidade torna a pele mais ressecada e sensível, e passível de infecções quando seu frágil equilíbrio é interrompido. Quando isso acontece, a pele do cão resseca ainda mais, racha e se abre para todo os tipo de intrusos. Cães produzem oleosidade através de suas glândulas sebáceas, mas não produzem os mesmos ácidos graxos porque não transpiram pela pele, pois não possuem glândulas sudoríparas a não ser nas patas.

Outra diferença: a pele dos cães tem de 8 a 10 camadas de células, enquanto a dos humanos tem de 18 a 20. Obviamente, isso nos remete à evolução. Eles tem pelos grossos, que oferecem barreira de proteção natural. Nós, não. Aí você deve estar se perguntando, mas como? A pele dos cães é mais espessa que a dos humanos! Sim, mas a epiderme dos cães – ou seja, a camada mais superficial – tem muito menos camadas que a dos humanos, o que a torna mais suscetível a agressões.

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *