Warning: A non-numeric value encountered in /home2/bichoentreamigos/public_html/wp-content/themes/green/fw/core/core.reviews.php on line 214

Warning: A non-numeric value encountered in /home2/bichoentreamigos/public_html/wp-content/themes/green/fw/core/core.reviews.php on line 214
Como fazer meu cachorro parar de morder meus sapatos?
Como fazer meu cachorro parar de morder meus sapatos?

Como fazer meu cachorro parar de morder meus sapatos?

Chegar em casa e descobrir que o pet destruiu mais um par de sapatos nunca é uma experiência agradável. Ainda mais quando o sapato é novo ou, pior, daqueles favoritos que nos acompanham há anos, a vontade é de voltar no tempo. Já que isso não é possível, o jeito é tomar medidas para proteger os futuros pares de calçados. E então, vamos descobrir como fazer o cachorro parar de morder chinelo e outros sapatos?

Por que os cachorros gostam tanto de chinelos e sapatos?

Com tantos objetos na casa para o cão se distrair, você já deve ter se perguntado por que ele vai destruir justo seus chinelos e sapatos.

“Eu costumo brincar que os cachorros amam os chinelos, pois eles têm o cheirinho do dono e são sempre vistos em movimento. Então, os cães imaginam que é uma brincadeira e tanto”, diz a Dra. Karina Mussolino, médica-veterinária e gerente de clínicas da Petz.

Não bastasse isso, chinelos e sapatos normalmente são feitos de materiais mais resistentes, como o couro e a borracha, o que os torna muito atraentes quando o assunto é massagear gengivas e aliviar o estresse. Mas, isso não quer dizer que eles sejam a melhor opção, como veremos mais à frente.

Riscos da mastigação de chinelos e sapatos

Além do prejuízo ao tutor, que acaba perdendo seus calçados, permitir que o cão continue atacando os sapatos também é perigoso para o pet. Afinal, eles não foram produzidos para esse fim. Sendo assim, o risco de o cão ingerir ou engolir algumas de suas partes é grande, o que pode resultar na necessidade de uma remoção cirúrgica.

Isso, claro, sem mencionar o fato de que chinelos e sapatos também costumam ser bastante sujos. Por isso, as chances de estarem contaminados, e de o cachorro adquirir alguma doença também não devem ser descartadas.

Mas, e aquele chinelo velho que você não quer mais e só usava para ficar em casa? Nesse caso, é possível deixar que o cachorro se divirta com ele?

Infelizmente, a resposta é não. Isso porque, além do risco de o cachorro ingerir alguma parte, oferecer um chinelo como brinquedo pode ser confuso para o pet, que vai entender que todo sapato está ali para ele brincar. Por isso, evite!

Cachorro mordendo sapatos: o que fazer?

Como visto anteriormente, alguns fatores contribuem para que cachorros gostem tanto de chinelos. Mas, a principal razão que leva os cães a se divertirem com isso tem a ver com o instinto natural deles: cachorros gostam de roer e ponto! Mas, meu cachorro comeu chinelo, o que fazer?

Por isso mesmo, a melhor maneira de proteger os seus calçados é garantindo que o pet tenha não só o que roer, mas também com que se distrair.

A boa notícia é que, hoje em dia, o mercado pet conta com opções para todos os gostos e necessidades. No caso dos filhotes, por exemplo, existem brinquedos desenvolvidos especialmente para aliviar a coceira na gengiva típica dessa fase. Já para cães adultos, é possível encontrar brinquedos que, além de gostosos de roer, ainda contribuem para o controle do tártaro. O importante é que eles sejam feitos de material seguro e atóxico para o cachorro.

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *